Doentes classificados como urgentes (pulseira amarela) nos hospitais da região de Lisboa enfrentam tempos de espera que chegam às 13 horas para a primeira observação médica, revelam dados do Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
De acordo com a informação consultada pela agência Lusa, cerca das 09h00 de hoje, a situação mais crítica era registada no Hospital Amadora-Sintra:
-
15 utentes triados com a pulseira amarela (urgente) tinham de aguardar até 13 horas e quatro minutos para serem observados.
-
Quatro doentes considerados muito urgentes (pulseira laranja) tinham uma espera de 28 minutos.
Em outros hospitais da capital, os tempos de espera para os doentes urgentes também eram elevados:
-
No Hospital Santa Maria, em Lisboa, 12 doentes urgentes enfrentavam um tempo de espera de sete horas e 12 minutos.
-
No Hospital São José, também em Lisboa, os seis utentes no serviço de urgência geral tinham de esperar duas horas e 19 minutos.
-
No Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, 10 utentes urgentes aguardavam cerca de quatro horas e quinze minutos para a primeira observação.
Tempo de Triagem
Segundo o sistema de triagem de Manchester, o tempo máximo de espera recomendado para estes casos é significativamente inferior:
-
Muito urgentes (laranja): 10 minutos
-
Urgentes (amarela): 60 minutos
-
Pouco urgentes (verde): 120 minutos
As autoridades de saúde voltam a apelar aos utentes para que, antes de se deslocarem às urgências hospitalares, liguem para o Centro de Contacto do SNS – SNS24 (808 24 24 24), de modo a evitarem deslocações desnecessárias.
Redação






