O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deverá ter alta hospitalar na manhã de quarta-feira, um dia após a cirurgia de urgência a uma hérnia encarcerada realizada no Hospital de São João, no Porto.
A informação foi avançada pela presidente da Unidade Local de Saúde São João (ULSSJ), Maria João Baptista, em conferência de imprensa. A responsável assegurou que o pós-operatório está a evoluir “favoravelmente, como era esperado“.
Risco de Infeção Baixo
Marcelo Rebelo de Sousa, de 76 anos, deu entrada no hospital na noite de segunda-feira após se sentir indisposto. A intervenção cirúrgica ocorreu de forma “muito atempada”, um fator elogiado pela médica, que salientou: “Se tivessem decorrido algumas horas, podia não ser assim”.
Apesar da evolução positiva, o Chefe de Estado permanece em observação. Maria João Baptista reforçou: “Há sempre um risco de infeção. Neste momento é baixo“.
O Presidente, que tem sido “extremamente colaborante”, já se alimentou e “fez o levante”, procedimentos habituais nestas situações. As análises de rotina estão a decorrer para confirmar o normal funcionamento do intestino antes da alta.
Durante o dia de hoje, Marcelo Rebelo de Sousa recebeu as visitas do Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, e do Primeiro-Ministro, Luís Montenegro.
Redaçao






