A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem, de 56 anos, fortemente indiciado pela prática de um crime de abuso sexual de pessoa incapaz de resistência agravado. O crime ocorreu no passado dia 28 de junho, no Hospital de Portalegre e a vítima é uma doente de 19 anos.
Num comunicado enviado às redações esta terça-feira, a PJ revela que os factos tiveram lugar no Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital de Portalegre, “onde o suspeito se encontrava a realizar tratamento de diversas patologias, em regime de internamento”.
Naquele departamento estava também internada a vítima, “uma jovem de 19 anos”.
“Aproveitando-se do facto da ofendida não possuir capacidade e discernimento necessários a uma livre decisão, nem para lhe oferecer qualquer resistência, acabou por violá-la no seu quarto”, lê-se.
O homem só cessou “a sua conduta quando foi interrompido por um dos enfermeiros”, refere a autoridade.
O suspeito já foi “várias vezes condenado pelo crime de violação”.
O homem será hoje presente à autoridade judiciária para primeiro interrogatório e aplicação de medidas de coação.
PJ deteve outro violador em Portimão
De notar que, já no dia de hoje, a PJ tinha revelado que tinha localizado e detido um outro homem, de 26 anos, suspeito de um crime de violação, ocorrido no passado dia 10 de junho, na zona de Portimão, e do qual foi vítima uma adolescente de 16 anos.
O agressor e a vítima “conheceram-se pessoalmente, tendo encetado contactos através de redes sociais, meio através do qual marcaram um encontro para esse dia”. O suspeito “veio a atrair a vítima até à sua viatura, estacionada em local ermo, e apesar da recusa e resistência da adolescente acabou por consumar a violação”.
De seguida, o homem “transportou-a até casa, vindo a vítima a reportar o sucedido aos pais, que denunciaram a situação às autoridades policiais”:.
Redação com sapo.pt