Pelo menos três pessoas morreram e cerca de três dezenas ficaram feridas após o descarrilamento de um comboio regional na Alemanha, na noite deste domingo. Duas carruagens capotaram na sequência do acidente.
Segundo informações das autoridades locais, o comboio transportava cerca de 100 passageiros quando descarrilou numa zona florestal, perto de Riedlingen, no estado de Baden-Württemberg, a cerca de 160 quilómetros a oeste de Munique. O acidente ocorreu por volta das 18h10 (17h10 em Lisboa).
Imagens captadas no local e divulgadas pelo jornal Bild mostram equipas de resgate à procura de vítimas entre os destroços. É possível ouvir gritos nas gravações.
Inicialmente, a agência AFP avançou que o número de vítimas mortais era quatro, com base em dados fornecidos pela polícia. No entanto, essa informação foi posteriormente corrigida. A agência alemã de notícias refere que há, pelo menos, 34 feridos.
As causas do acidente ainda estão por apurar. A investigação considera várias hipóteses, incluindo um eventual deslizamento de terras ou a queda de árvores sobre a linha férrea, possivelmente devido ao mau tempo.
O ministro do Interior de Baden-Württemberg, Thomas Strobl, deslocou-se ao local do acidente para acompanhar os trabalhos de socorro.
Já o chanceler alemão, Friedrich Merz, expressou o seu pesar nas redes sociais:
“Estou chocado com o acidente ferroviário no distrito de Biberach. Estou em contacto com os ministros do Interior e dos Transportes e pedi que mobilizassem todos os meios de apoio às equipas de resgate”.
Merz deixou ainda palavras de condolências às famílias das vítimas:
“Lamentamos profundamente as vidas perdidas”.