Search
Close this search box.

Papa canoniza Carlo Acutis, o “influencer de Deus” e primeiro santo millennial

Carlo Acutis, conhecido como o “influencer de Deus”, foi hoje canonizado pelo Papa Leão XIV, tornando-se o primeiro millennial a ser declarado santo pela Igreja Católica. A cerimónia, realizada ao ar livre, reuniu milhares de fiéis de todo o mundo, sobretudo jovens devotos que erguiam imagens do adolescente italiano.

Presentes na cerimónia estiveram o Presidente italiano, Sergio Mattarella, e a família de Acutis. A mãe, Antonia Salzano, levou ao altar o relicário com um fragmento do coração do filho.

Nascido em Londres a 3 de maio de 1991, Carlo mudou-se ainda em criança com a família para Milão. Desde cedo demonstrou uma fé intensa, resumida na frase que se tornou célebre entre os seus devotos: “A Eucaristia é o meu caminho para o Céu”. Apaixonado pela informática, criou um site multilíngue que documentava milagres eucarísticos reconhecidos pela Igreja, feito que lhe valeu a alcunha de “influencer de Deus”.

Diagnosticado com uma forma agressiva de leucemia, morreu em 12 de outubro de 2006, aos 15 anos. O seu corpo foi preservado e permanece exposto na Basílica de São Francisco de Assis, em Itália, onde é venerado por fiéis de todo o mundo. Beatificado em 2020, foi reconhecido pela Igreja como autor de dois milagres: a cura inexplicável de uma criança brasileira nascida com malformação congénita do pâncreas e a recuperação de uma jovem da Costa Rica que sofrera um traumatismo craniano grave após um acidente de bicicleta.

Durante a missa, o Papa Leão XIV canonizou também Pier Giorgio Frassati, outro italiano falecido em jovem idade e considerado modelo de fé para os católicos. As cerimónias, previstas para o início do ano, foram adiadas devido à morte do Papa Francisco, em abril.

Defensor fervoroso da canonização de Carlo, Francisco considerava-o uma figura essencial para aproximar os jovens da fé, numa era marcada tanto pelas promessas como pelos riscos do mundo digital.

Redação