Um levantamento oficial revela uma mudança significativa na vida das camadas mais humildes da população brasileira: desde 2023, mais de 14 milhões de pessoas saíram da pobreza. Em apenas dois anos, o número de famílias em situação de vulnerabilidade registadas no Cadastro Único caiu 25%, passando de 26,1 milhões em maio de 2023 para 19,56 milhões em julho de 2025.
O avanço resulta da combinação de políticas sociais, melhoria do mercado de trabalho e integração de bases de dados que tornaram a gestão pública mais eficaz. Para o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, “a prioridade do governo do presidente Lula é tirar as pessoas da fome e da pobreza. A renda é um componente fundamental para garantir dignidade. Combinando desenvolvimento económico e social, conseguimos tirar o Brasil do Mapa da Fome e milhões de brasileiros estão a melhorar de vida, seja pelo trabalho ou pelo empreendedorismo”.
Outro destaque é a queda de 39% entre famílias unipessoais em baixa renda, passando de 9,92 milhões em 2023 para 6,04 milhões em 2025. No Bolsa Família, a redução foi de 29%.
Os dados, obtidos através da plataforma Monitora MDS, mostram que desde 2024 a taxa de saída da baixa renda mantém-se estável entre 4% e 6% ao ano. Atualmente, o Cadastro Único contabiliza 95,3 milhões de pessoas.
Além da transferência direta de renda, iniciativas como o Procad/Suas – programa de atualização e busca ativa de famílias vulneráveis – têm sido fundamentais para identificar quem mais precisa de apoio.
Para Rafael Osório, secretário do MDS, as reduções refletem “os avanços dos programas sociais, a valorização do trabalho e a modernização do Cadastro Único, que reduziu a dependência da autodeclaração e permitiu uma focalização mais justa das políticas públicas”.
Com estes resultados, o Brasil evidencia que a luta contra a pobreza exige prioridade política, gestão eficiente e investimento social contínuo – pilares que estão a devolver esperança e dignidade às famílias mais humildes.
Redação com sertao24horas