Faro sob Aviso Vermelho devido à Chuva Intensa: Lojas e Vias Públicas Inundadas
O distrito de Faro está sob Aviso Vermelho, o mais grave emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em vigor até às 10 horas desta quarta-feira, devido ao mau tempo.
Durante a madrugada, a chuva intensa provocou inundações significativas. Na zona da Rua de São Luís, em Faro, houve registo de lojas inundadas e carros semi-submersos devido ao volume de água acumulada. Incidentes semelhantes foram reportados também no concelho de Vila Real de Santo António.
O IPMA elevou o nível do aviso, que se encontrava em amarelo, devido à “precipitação persistente e forte no Sotavento [de Faro até Espanha], por vezes acompanhada de trovoada e rajadas [de vento] fortes”.
Proteção Civil com todos os meios no terreno
Contactado pela agência Lusa, o comando sub-regional do Algarve da Proteção Civil confirmou que, com o início da manhã, todos os meios disponíveis foram mobilizados para atender às ocorrências de inundações, “sobretudo em Faro e Vila Real de Santo António”.
Hélder Correia, chefe de sala operacional, salientou à Lusa que a “precipitação intensa” está a provocar cheias em diversas vias públicas dos concelhos afetados, e adiantou: “Estamos com todos os meios a trabalhar. Neste momento, não podemos avançar com números porque as ocorrências estão em curso, tanto em meios humanos como materiais.”
O Aviso Vermelho está em vigor entre as 7h43 e as 10h00. O IPMA prevê que, posteriormente, o nível de alerta baixe para Laranja até às 15h00 e, de seguida, para Amarelo, com indicação de “vento do quadrante sul, com rajadas da ordem de $70/80 \text{ km/h}$, em especial no litoral e nas serras”.
Redaçao






