Search
Close this search box.

Ataque em trem, terremoto mortal e drones de guerra: o retrato de um mundo em alerta.

Um homem britânico de 32 anos, Anthony Williams, foi preso após esfaquear dez pessoas dentro de um trem que ia de Doncaster para Londres. O ataque aconteceu próximo à estação de Huntingdon, no condado de Cambridgeshire. Dez pessoas ficaram feridas — nove em estado grave. A polícia descarta ligação com terrorismo, mas ele foi acusado de 11 tentativas de homicídio e porte de arma branca.

Terremoto no Afeganistão (sentido também no Irã) Um terremoto de magnitude 6,3 atingiu o norte do Afeganistão, especialmente as províncias de Balkh e Samangan, ontem. Pelo menos 20 pessoas morreram e cerca de 300 ficaram feridas. O tremor danificou várias construções, inclusive a histórica Mesquita Azul de Mazar-i-Sharif. Tremores secundários foram sentidos até em partes do Irã, mas os maiores danos ocorreram no território afegão.

A guerra na Ucrânia entra em uma nova fase marcada por uma estratégia ofensiva de longo alcance de Kyiv, focada em minar o poder econômico da Rússia, ao mesmo tempo em que a assistência militar de parceiros europeus se torna cada vez mais vital para a defesa do território. A Ucrânia tem intensificado o uso de drones de longo alcance para atingir refinarias, depósitos e terminais petrolíferos no interior da Rússia. Esta não é uma tática aleatória, mas uma manobra estratégica destinada a afetar a infraestrutura energética russa, principal fonte de financiamento da máquina de guerra do Kremlin.

Redação