Search
Close this search box.

Trump prepara-se para reconhecer Donbass e Crimeia como território russo

Uma delegação norte-americana deverá deslocar-se a Moscovo nos próximos dias para apresentar formalmente a proposta do presidente dos EUA.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prepara-se para reconhecer as regiões de Donbass e da Crimeia como território russo.

O plano de reconhecimento, que rompe com décadas de convenção diplomática americana, deverá mesmo avançar, apesar das preocupações de países europeus relativamente à Ucrânia.

“É cada vez mais claro que os americanos não se importam com a posição europeia. Dizem que os europeus podem fazer o que quiserem”, afirmou uma fonte próxima do processo, citada pelo Telegraph .

De acordo com o jornal, uma delegação norte-americana composta por Steve Witkoff e Jared Kushner deverá deslocar-se a Moscovo nos próximos dias para apresentar formalmente a proposta ao presidente russo, Vladimir Putin.

Segundo a mesma fonte, Putin considera que o reconhecimento legal destas regiões como território russo é um dos elementos centrais das negociações.

A notícia tem gerado grande preocupação. Nas redes sociais, já surgiram várias críticas à decisão.

“Se isto for verdade, então temos um grande problema, Houston”, escreveu Marko Mihkelson, presidente da comissão parlamentar dos Negócios Estrangeiros da Estónia , numa publicação na rede X.

Maria Drutska, antiga diplomata ucraniana, acrescentou na mesma rede: “Se isto for verdade, se os EUA estiverem dispostos a permitir que fronteiras sejam redesenhadas à força e que os agressores sejam recompensados, então os portões do inferno estão prestes a abrir-se. Esta poderá ser a decisão mais desestabilizadora e geradora de conflito do século XXI. Um verdadeiro Black Friday.”

Redação com agência