Search
Close this search box.

“Privilegiámos a Doçaria”: Câmara de Viana do Alentejo promove reformulação na mostra de Alcáçovas

24.ª Mostra de Doçaria de Alcáçovas Impulsiona Economia Local com Mais de 20 Expositores

A 24.ª edição da Mostra de Doçaria de Alcáçovas, realizada entre 5 e 8 de dezembro, voltou a colocar em destaque os doces conventuais e palacianos, com o objetivo principal de dinamizar a economia local da freguesia de Viana do Alentejo.

O certame, promovido pelo Município de Viana do Alentejo e pela Junta de Freguesia de Alcáçovas, contou com a participação de mais de 20 expositores, na sua maioria doceiros de diferentes pontos do país. Os visitantes puderam degustar iguarias tradicionais como Fidalgo, Encharcada, Sopa Dourada e Bolo Conde Alcáçovas, além de licores, compotas, artesanato e os típicos chocalhos.

Novas Estruturas e Foco na Doçaria

Luís Metrogos, presidente da Câmara de Viana do Alentejo, destacou as alterações implementadas nesta edição para aumentar a dinâmica económica. Segundo o autarca, a tenda foi reestruturada para “privilegiar a entrada numa das pontas para que as pessoas pudessem passar por todos os expositores”. Adicionalmente, a área gastronómica foi movida para a lateral, evitando a “confluência entre doces e parte gastronómica, por causa dos odores”.

O presidente salientou o reforço na comunicação e a introdução de um programa cultural diversificado, que incluiu o Cante Alentejano – em celebração do seu 11.º aniversário como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO – e o XII Concurso de Doçaria Conventual e Palaciana.

Lançamento e Futuro

Um dos momentos de relevo foi a apresentação do livro “Doçaria Conventual e Tradicional Alentejana – Sabores e Tradições”, que reúne receitas preservadas por doceiros de Alcáçovas e Viana do Alentejo, valorizando o património gastronómico da região.

Luís Metrogos adiantou que, apesar das melhorias, “para futuro, o evento precisa de alguma reformulação”, anunciando que o próximo ano será dedicado à avaliação de como tornar a mostra “mais impactante e mais entusiasmante” para visitantes e expositores.

Maria João de Carvalho, presidente da Junta de Freguesia de Alcáçovas, frisou que a mostra “dinamiza a nossa economia local e leva o nome de Alcáçovas mais longe”, sendo uma “montra da freguesia, dos nossos sabores e da nossa tradição gastronómica”.