A Guarda Nacional Republicana (GNR) está a desenvolver, desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira, uma operação policial de grande dimensão nos concelhos de Paredes, no distrito do Porto, e de Moimenta da Beira e Vila Nova de Paiva, no distrito de Viseu. A ação visa o cumprimento de seis mandados de detenção e 32 mandados de busca, oito dos quais domiciliárias, no âmbito de uma investigação relacionada com desacatos violentos ocorridos a 31 de agosto, em Moimenta da Beira.
Segundo explicou ao Jornal de Notícias o comandante do Destacamento Territorial de Moimenta da Beira, tenente Tiago Figueiredo, os incidentes envolveram o uso de armas de fogo e de outros objetos perigosos, como mocas e armas brancas, colocando em risco a integridade física de várias pessoas.
A operação está a ser conduzida pelo Núcleo de Investigação Criminal de Moimenta da Beira e tem como objetivo localizar e deter os suspeitos, bem como recolher elementos de prova considerados relevantes para o inquérito-crime em curso.
De acordo com a mesma fonte, estão em causa crimes de ameaça agravada, ofensa à integridade física qualificada e detenção de arma proibida. Durante as buscas já foram apreendidas armas de fogo.
Até às 9h00 desta terça-feira, oito pessoas tinham já sido detidas, duas das quais em flagrante delito, encontrando-se ainda a decorrer diligências no terreno.
A operação mobiliza cerca de 80 militares de várias valências da GNR, incluindo Investigação Criminal, Territorial, Intervenção, binómios cinotécnicos e equipas de manutenção da ordem pública.
Redação






