Search
Close this search box.

Urinar sentado previne o cancro da próstata? Oncologista esclarece o mito

A ideia de que urinar sentado pode prevenir o cancro da próstata tem circulado com frequência na internet. Mas haverá fundamento científico nesta afirmação? O médico oncologista Márcio Almeida esclarece as principais dúvidas.

O cancro da próstata é um dos mais prevalentes na população masculina. Segundo a CUF, este diagnóstico surge quando as células da próstata sofrem alterações no seu ADN e se multiplicam de forma descontrolada, deixando de morrer quando envelhecem ou se danificam.

A posição influencia o risco de cancro? A resposta curta é não. De acordo com o oncologista Márcio Almeida, em declarações ao portal Metrópoles, não existe qualquer evidência científica que relacione a posição de micção com o desenvolvimento ou prevenção da doença.

“Do ponto de vista oncológico, não faz sentido. O cancro da próstata desenvolve-se a partir de alterações genéticas ao longo dos anos, influenciado por fatores como a idade, o histórico familiar, a etnia e o estilo de vida”, explica o especialista. “A teoria de que ‘forçar um músculo ao urinar em pé’ causaria cancro não tem base médica ou fisiológica”, reforça.

Benefícios reais de urinar sentado Embora não previna o cancro, o médico afirma que urinar sentado pode melhorar o conforto e a funcionalidade em casos específicos. Esta posição é recomendada para:

  • Homens com sintomas urinários (jato fraco, esforço ou sensação de esvaziamento incompleto);

  • Homens com a próstata aumentada (Hiperplasia Benigna da Próstata);

  • Pessoas com disfunções do pavimento pélvico;

  • Idosos com dificuldade de equilíbrio, dores ou risco de queda na casa de banho, especialmente durante a noite.

A urologista Karin Anzolch acrescenta ainda um alerta importante: “Se um homem percebe que só consegue urinar de forma eficiente quando está sentado, isso pode ser sinal de uma disfunção urinária ou neuromuscular e deve ser avaliado por um urologista.”

Redação