Um novo surto do vírus Nipah na Índia levou as autoridades de saúde a emitir um alerta epidemiológico, após a confirmação de dois casos e o isolamento de cerca de 190 pessoas sob vigilância. Saiba qual a origem deste vírus, os sintomas a que deve estar atento e as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O estado de alerta na Índia devido ao vírus Nipah reacendeu o debate sobre doenças zoonóticas. Com quase duas centenas de pessoas em quarentena, explicamos os pontos essenciais sobre este agente patogénico:
1. Origem e Transmissão
O Nipah é um vírus zoonótico (transmitido de animais para humanos), tendo como hospedeiro natural os morcegos da fruta. O contágio pode ocorrer através do consumo de alimentos contaminados ou pelo contacto direto com animais infetados ou pessoas doentes.
2. Sintomas e Gravidade
Os sintomas iniciais podem assemelhar-se aos de uma gripe forte:
-
Febre e dores de cabeça;
-
Dores musculares;
-
Vómitos e garganta inflamada. Em casos graves, a infeção pode evoluir para encefalite (inflamação cerebral), provocando desorientação ou coma, com uma taxa de letalidade estimada entre 40% e 75%.
3. Tratamento e Prevenção
Atualmente, não existe vacina nem tratamento específico. Os cuidados médicos baseiam-se no suporte aos sintomas. A OMS recomenda o reforço da higiene das mãos e evitar o consumo de frutos que apresentem sinais de terem sido mordidos por animais.
Redação





