Um português de 67 anos foi morto à facada pela companheira, de 55 anos, na manhã da passada sexta-feira, 30 de janeiro, em Bilbau, Espanha. Segundo avança a imprensa internacional, o crime terá sido motivado por um ataque de ciúmes e a suspeita terá ainda amputado os órgãos genitais da vítima.
De acordo com as autoridades, a mulher, de nacionalidade venezuelana, terá assassinado o parceiro no apartamento onde ambos residiam com as filhas da agressora, no bairro de Uribarri. O alerta terá sido dado por uma das filhas da suspeita, na casa dos 20 anos, que mantinha uma ligação estreita com o padrasto. Em choque, a jovem ter-se-á limitado a dizer aos agentes: «A minha mãe matou o meu pai».
Ao chegarem ao local do crime, os polícias encontraram o corpo da vítima, identificada como Luís, com múltiplos ferimentos de arma branca, nomeadamente no pescoço. De acordo com o jornal El País, a mulher, Maria, encontrava-se no local e confessou de imediato a autoria do homicídio.
Detenção e Investigação A suspeita foi detida e conduzida sob custódia policial a uma unidade hospitalar para receber assistência, devido a ferimentos ligeiros que terão resultado da tentativa de resistência por parte da vítima. Maria ficou, entretanto, em prisão preventiva.
Luís M., português a residir em Bilbau há vários anos, e Maria mantinham uma relação há cerca de cinco anos. O casal, que vivia com as duas filhas da mulher, não tinha antecedentes de violência doméstica registados.
A vítima era proprietária de um bar no bairro de Uribarri e a notícia deixou a comunidade local consternada. Leydi, amiga do casal e dona de uma padaria vizinha, confessou ao El Diario Vasco a sua incredulidade: «Estou em choque. Nunca esperei que isto acontecesse, muito menos desta forma. Eles conversavam e riam, pareciam um casal normal». Um taxista da zona reiterou o sentimento de surpresa, descrevendo Luís como um homem tranquilo e perfeitamente integrado na comunidade.
A polícia basca (Ertzaintza) prossegue com as investigações para apurar os contornos exatos deste crime violento que abalou a cidade de Bilbau.
Redação com El País






