Leandro Cruz, de 43 anos, natural do Guarujá, São Paulo, no Brasil, tornou-se o terceiro atleta a completar a exigente travessia em mar aberto entre Porto Santo e a Madeira, num percurso de 42 quilómetros.
O feito, que demorou mais de 18 horas, foi acompanhado por uma equipa de apoio e por centenas de pessoas que, através de um grupo de WhatsApp, enviaram mensagens de incentivo ao nadador. “Vamos levantar o nome do Brasil”, disse o imigrante, que vive em Portugal há quatro anos.
A partida ocorreu às 6h00, a partir do Ilhéu da Cal, em Porto Santo, e a chegada deu-se já depois da meia-noite, quando Leandro foi recebido com bandeiras do Brasil e do Guarujá.
Habituado ao mar desde criança, o nadador já participou em diversas competições em Portugal. Para se preparar para o desafio, treinou durante vários meses e contou ainda com rifas e apoios que ajudaram a custear a logística da prova, realizada sem recurso a equipamentos auxiliares.
6:00.
A última vez que a travessia tinha sido concluída foi há seis anos, pela ultramaratonista brasileira Mayra Santos, que acompanhou Leandro durante a sua conquista. O percurso é reconhecido pela Organização Mundial de Natação em Águas Abertas (WOWSA) como um dos mais difíceis do mundo nesta modalidade.
Redação com dnbrasil