Search
Close this search box.

Cientistas acreditam que explosão de buraco negro poderá ser observada na próxima década

Um estudo da Universidade de Massachusetts Amherst, nos Estados Unidos, sugere que existe uma forte probabilidade de a comunidade científica poder testemunhar uma explosão de um buraco negro nos próximos dez anos.

A investigação, publicada na revista Physical Review Letters, conclui que estes fenómenos cósmicos são muito mais comuns do que se pensava até agora, apontando para uma probabilidade de 90% de ocorrerem durante a próxima década.

Até recentemente, astrónomos e físicos acreditavam que uma explosão de buraco negro acontecia apenas a cada 100 mil anos. A nova análise, no entanto, desafia essa estimativa.

Os investigadores sublinham, contudo, que para observar diretamente uma explosão será necessária uma evolução significativa da tecnologia científica, de modo a permitir a deteção e análise detalhada das partículas libertadas.

“Teríamos um registo completo de todas as partículas que compõem o Universo”, afirmou o astrofísico Juan Iguaz. “Seria uma revolução completa e ajudaria a reescrever a história do cosmos.”

Redação