Search
Close this search box.

Cooper Lutkenhaus: o prodígio de 16 anos que bateu recorde mundial Sub-18 e vai estrear-se nos Mundiais

Tem apenas 16 anos, pediu dispensa da escola para poder competir e já entrou para a história: Cooper Lutkenhaus tornou-se a grande revelação das qualificações norte-americanas de atletismo ao bater o recorde mundial Sub-18 dos 800 metros, baixando a marca anterior em quase dois segundos. Com este feito, será também o atleta mais jovem de sempre a representar os EUA em Campeonatos do Mundo.

“Anotem este nome.” “Guardem para o futuro.” “É o próximo ______.” O atletismo, tal como outras modalidades individuais que exploram os limites do corpo humano, está cheio de chavões e de fenómenos que prometem revolucionar a modalidade. Mas, tantas vezes, esses nomes caem no esquecimento tão depressa quanto surgem – talentos que brilham como meteoros, mas que se apagam em poucos segundos.

No caso de Lutkenhaus, porém, os sinais são diferentes. Não se trata apenas de uma vitória ocasional ou de um momento isolado: o jovem meio-fundista surge com uma consistência e um potencial que já despertaram a atenção de gigantes como a Nike, que não hesitou em associar-se ao seu percurso.

O futuro dirá até onde poderá chegar, mas, por agora, Cooper Lutkenhaus é mais do que uma promessa: é já uma realidade que pode marcar a nova geração do atletismo mundial.

Com observador.p