Search
Close this search box.

Dinheiro falso enviado da China por correio: apreendidos 1,2 mil milhões de euros

Uma megaoperação policial europeia, que envolveu 18 países e foi liderada por Áustria, Portugal e Espanha, travou a entrada em circulação de cerca de 1,2 mil milhões de euros em notas e moedas falsas de diversas divisas.

Em comunicado divulgado esta quarta-feira, a Europol revela que o alvo da operação foram redes criminosas que distribuíam dinheiro falso através de serviços postais e encomendas. Segundo a agência, 90% das apreensões ocorreram em remessas destinadas à Europa com origem na China.

Operações em Portugal e no estrangeiro

O balanço da operação destaca intervenções em vários pontos do globo:

  • Roménia: As autoridades intercetaram mais de 4,8 milhões de notas com design alterado e desmantelaram um depósito que continha 223 mil notas falsificadas provenientes da China.

  • Portugal, Reino Unido e EUA: Três apreensões distintas nestes países revelaram a existência de mais de 220 mil moedas falsificadas de euros, libras e dólares americanos.

De acordo com a Europol, entre junho e novembro de 2025, as diversas autoridades policiais e alfandegárias apreenderam um total de 379 encomendas com moeda falsa.

Investigação em curso

Estas apreensões deram origem a 70 novas investigações sobre redes de crime organizado. No total, foram identificados mais de sete milhões de artigos falsificados, incluindo:

  • 4,8 milhões de notas e moedas de euro;

  • 2,3 milhões de dólares;

  • 23.302 libras esterlinas;

  • 4.800 francos suíços.

Além da Polícia Judiciária e das autoridades aduaneiras portuguesas, a operação contou com a colaboração de forças de segurança da Áustria, Bulgária, Croácia, República Checa, França, Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, Países Baixos, Polónia, Roménia, Sérvia, Espanha, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos.

Redação