Idoso de 80 anos esteve três horas amarrado e amordaçado. Suspeitos assaltaram a casa três vezes
Dois homens, de 39 e 48 anos, foram detidos pela Polícia Judiciária pela presumível autoria dos crimes de roubo agravado, sequestro e furto qualificado, após assaltarem por três vezes a residência de um idoso de 80 anos, em Oliveira de Azeméis. Numa das ocasiões, a vítima foi mantida “amarrada e amordaçada” durante mais de três horas.
Segundo a PJ, os suspeitos terão delineado um plano para extorquir o idoso, introduzindo-se na sua casa durante a madrugada de 18 de julho. Durante essa primeira invasão, “mantiveram-no amarrado e amordaçado, por forma a impedir qualquer tentativa de reação ou pedido de socorro”, refere o comunicado divulgado esta segunda-feira.
Ao aperceberem-se de que não haviam conseguido levar todos os objetos de valor, os assaltantes regressaram ao local dois dias depois. Voltaram ainda no domingo, repetindo a atuação criminosa.
Na sequência desta última investida, que ocorreu durante a madrugada, os dois homens foram surpreendidos e detidos em flagrante delito por elementos da Polícia Judiciária.
Nas três ocasiões, os suspeitos terão apropriado diversos bens — na sua maioria metais não preciosos — avaliados em “dezenas de milhares de euros”.
Ambos têm antecedentes criminais por crimes da mesma natureza e serão presentes às autoridades para primeiro interrogatório judicial e eventual aplicação de medidas de coação.