Search
Close this search box.

Ministro venezuelano denuncia vídeo de alegado ataque dos EUA no Caribe como montagem de IA

O ministro da Comunicação e Informação da Venezuela, Freddy Ñáñez, afirmou esta terça-feira, 2 de setembro, que o vídeo divulgado como prova de um alegado ataque militar dos Estados Unidos contra o grupo criminoso Tren de Aragua, no Caribe, foi gerado por inteligência artificial (IA).

Segundo Ñáñez, o vídeo, que mostra um suposto ataque com drones a uma embarcação, apresenta características típicas de uma animação criada por IA, incluindo explosões pouco realistas, movimentos artificiais e falta de detalhe em elementos como a água. “Parece que Marco Rubio continua a mentir ao seu presidente: depois de o colocar num beco sem saída, agora apresenta-lhe como ‘prova’ um vídeo feito com IA (assim comprovado)”, escreveu o ministro na sua conta de Telegram.

A acusação de Ñáñez foi dirigida ao secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, a quem responsabiliza por enganar o ex-presidente Donald Trump com informações falsas.

O ministro citou ainda uma análise realizada pela ferramenta Gemini, segundo a qual “é muito provável que o vídeo tenha sido criado por inteligência artificial”. O relatório técnico assinala que a explosão retratada “mais parece uma animação simplificada, quase de desenhos animados, do que uma representação realista”.

O vídeo contém também marcas como “SEM CLASSIFICAÇÃO” e apresenta falhas comuns em conteúdos manipulados ou produzidos por IA.

A denúncia surgiu poucas horas depois de Donald Trump anunciar um alegado ataque dos EUA no Caribe contra membros do Tren de Aragua, que teria resultado em 11 mortos.

Redação