Search
Close this search box.

Mondego com “risco claro” de colapso de diques: Coimbra retira três mil pessoas

As sucessivas tempestades que atingem Portugal há várias semanas já provocaram 15 mortos, centenas de feridos e elevados prejuízos materiais, com especial incidência na região Centro. Em Coimbra, a autarquia deu ordem de evacuação a cerca de três mil pessoas devido ao perigo iminente de cheias. Para esta quarta-feira, prevê-se chuva intensa e vento forte.

Pombal: “Quase todas as casas sofreram danos”

A vice-presidente da Câmara Municipal de Pombal, Isabel Marto, admitiu esta quinta-feira que a esmagadora maioria das habitações do concelho sofreu danos devido à depressão Kristin, que fustigou o distrito de Leiria há duas semanas.

“Ao percorrermos qualquer via, percebemos que quase todas as casas foram atingidas, ainda que parcialmente. Algumas já foram recuperadas, mas dificilmente haverá alguma aldeia que tenha sido poupada”, declarou à agência Lusa. Segundo a autarca, estima-se que entre 70% a 80% das casas do concelho apresentem estragos.

Iniciativa Liberal pede adiamento de debate quinzenal

A Iniciativa Liberal (IL) vai solicitar o adiamento do debate quinzenal com o Primeiro-Ministro, agendado para a tarde desta quarta-feira, face ao agravamento da situação em Coimbra.

O pedido será formalizado pela líder parlamentar do partido, Mariana Leitão, em conferência de imprensa na Assembleia da República. A IL justifica a medida com a necessidade de o chefe do Governo estar presente no terreno, acompanhando de perto as operações de retirada da população devido ao risco real de rutura dos diques do rio Mondego.

 

 

Redação