Search
Close this search box.

Morreu Randall Gamboa, o Cidadão da Costa Rica Deportado em Estado Grave pelos EUA de Trump

Faleceu Randall Gamboa, o cidadão da Costa Rica que foi detido e deportado em condições de saúde críticas pelo Serviço de Controlo de Imigração e Alfândegas (ICE) dos Estados Unidos, durante a administração de Donald Trump. A notícia foi confirmada pela família através de uma publicação nas redes sociais.

“O nosso querido Randall partiu para a casa do pai. Em breve, daremos mais detalhes sobre as suas cerimónias fúnebres”, refere a nota divulgada.

A Deportação e o Estado Crítico

Randall Gamboa, de 52 anos, encontrava-se nos Estados Unidos a trabalhar quando foi capturado pelo ICE, em dezembro do ano passado.

O último contacto que a família teve com ele foi a 12 de junho, através de uma videochamada. Após meses sem notícias, uma advogada contratada pela família localizou-o, no início de agosto, num hospital no Texas.

A irmã de Gamboa, Greidy Mata Esquivel, explicou ao jornal La Nación como o encontraram: “A advogada disse-nos que ele estava em estado vegetativo e muito grave. Mas as autoridades americanas não o queriam devolver, negavam-no”.

Pedido de Explicações a Washington

A Costa Rica já tinha anunciado que iria solicitar explicações formais ao governo dos Estados Unidos sobre as circunstâncias da detenção e deportação de Randall Gamboa, dada a sua condição de saúde grave.

Redação