Elon Musk ameaça criar terceiro partido nos EUA em rutura com Trump
Elon Musk afirmou, na rede social X, que cumprirá a promessa de fundar um terceiro partido político nos Estados Unidos caso o Congresso aprove o que chamou de “grande e lindo projeto de lei” apoiado pelo ex-presidente Donald Trump.
“O Partido América será formado no dia seguinte à sua aprovação”, escreveu o multimilionário, numa publicação feita enquanto o Senado se aproximava da votação final do que classificou como um projeto de política interna “insano”.
Segundo Musk, os Estados Unidos precisam de uma alternativa ao que descreve como um “partido único Democrata-Republicano”, de forma a garantir que “o povo realmente tenha voz”.
O homem mais rico do mundo, que até há pouco tempo mantinha uma relação próxima com a administração Trump, intensificou as críticas à principal proposta legislativa dos republicanos durante o fim de semana. Esta segunda-feira, foi mais longe e ameaçou usar os seus vastos recursos financeiros contra os congressistas do Partido Republicano que apoiarem a medida.
“Todos os membros do Congresso que fizeram campanha pela redução dos gastos públicos e agora votam pelo maior aumento da dívida da história deveriam envergonhar-se”, escreveu. “E perderão as primárias no próximo ano — nem que essa seja a última coisa que eu faça na Terra.”
A forte oposição de Musk ao megaprojeto legislativo — que, segundo ele, poderá prejudicar o setor das energias renováveis e acrescentar triliões à dívida nacional — marca um novo afastamento do empresário em relação à vida política norte-americana e aprofunda o clima de tensão com Donald Trump.