Portugal, através da Museus e Monumentos de Portugal (MMP), vai apoiar a criação do Museu do Azulejo de São Luís do Maranhão, no Brasil, cuja inauguração está prevista para 2027.
O compromisso está formalizado num protocolo de cooperação assinado na quarta-feira (data não especificada no texto original, assumindo-se a data de publicação da notícia) entre a MMP, o Instituto Pedra e a Fundação Municipal de Património Histórico de São Luís do Maranhão (FUMPH). O objetivo é a “valorização e preservação do património azulejar luso-brasileiro”.
Detalhes do Apoio Português
O apoio de Portugal à criação do museu, que ficará num palacete no centro histórico de São Luís, considerado um “exemplar notável da arquitetura luso-brasileira”, inclui:
-
Apoio Técnico, Documental, Curatorial e Formativo em azulejaria.
-
Empréstimo de Peças da coleção da MMP para a futura exposição de longa duração.
O protocolo de cooperação foi formalizado através do Museu Nacional do Azulejo, que integra a MMP.
Valorização do Património Luso-Brasileiro
Além da criação do museu, o acordo entre Portugal e Brasil abrange a realização de diversas iniciativas de divulgação científica e cultural nos dois países, nomeadamente:
-
Exposições
-
Conferências e Colóquios
-
Visitas e Edições
São Luís do Maranhão, uma cidade com forte influência da colonização portuguesa, possui centenas de edifícios com fachadas revestidas a azulejos portugueses. O seu centro histórico foi reconhecido como Património Cultural da Humanidade pela UNESCO em 1997.
Redaçao






