Search
Close this search box.

Seis casos de ‘legionella’ confirmados no Hospital de São João, no Porto

Seis pessoas estão internadas no Hospital de São João, no Porto, com infeção por legionella, uma delas em Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), confirmou esta quarta-feira, 24 de setembro, fonte hospitalar à agência Lusa.

Os primeiros três casos deram entrada no fim de semana, incluindo o paciente que acabou transferido para a UCI. Os restantes ficaram internados em enfermaria. Na tarde de terça-feira, mais três pessoas foram admitidas no serviço de urgência com suspeita de infeção, entretanto confirmada.

Todos os doentes são adultos. A unidade hospitalar não revelou a origem dos infetados nem a eventual fonte de contágio. Foi feita a notificação obrigatória ao Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SINAVE), estando agora as autoridades de saúde a investigar se existe ligação entre os casos ou se se tratam de situações isoladas.

A legionella é uma bactéria que, na maioria dos casos, afeta os pulmões, provocando pneumonia e sintomas semelhantes aos da gripe. A infeção, conhecida como “doença do legionário”, transmite-se pela inalação de aerossóis contaminados, ou seja, gotículas de vapor de água em suspensão que transportam a bactéria até aos alvéolos pulmonares.

Redação com agência Lusa