Seis pessoas estão internadas no Hospital de São João, no Porto, com infeção por legionella, uma delas em Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), confirmou esta quarta-feira, 24 de setembro, fonte hospitalar à agência Lusa.
Os primeiros três casos deram entrada no fim de semana, incluindo o paciente que acabou transferido para a UCI. Os restantes ficaram internados em enfermaria. Na tarde de terça-feira, mais três pessoas foram admitidas no serviço de urgência com suspeita de infeção, entretanto confirmada.
Todos os doentes são adultos. A unidade hospitalar não revelou a origem dos infetados nem a eventual fonte de contágio. Foi feita a notificação obrigatória ao Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SINAVE), estando agora as autoridades de saúde a investigar se existe ligação entre os casos ou se se tratam de situações isoladas.
A legionella é uma bactéria que, na maioria dos casos, afeta os pulmões, provocando pneumonia e sintomas semelhantes aos da gripe. A infeção, conhecida como “doença do legionário”, transmite-se pela inalação de aerossóis contaminados, ou seja, gotículas de vapor de água em suspensão que transportam a bactéria até aos alvéolos pulmonares.
Redação com agência Lusa






