Search
Close this search box.

Suplemento alimentar à base de ómega-3 reduz agressividade em estudo

Mantenha a calma e experimente ómega-3. Os ácidos gordos, presentes em suplementos alimentares como cápsulas de óleo de peixe, mostraram reduzir a agressividade em 28%, segundo pesquisa. O estudo, publicado no Aggression and Violent Behavior e citado pelo Science Alert, destacou a ligação entre ómega-3 e bem-estar mental e físico.

O ómega-3 já foi associado à prevenção da esquizofrenia, enquanto a agressividade pode ser influenciada pela nutrição. Uma meta-análise da Universidade da Pensilvânia analisou 29 ensaios clínicos randomizados, comprovando a redução na agressividade em diferentes grupos demográficos, incluindo crianças e idosos.

O estudo, realizado entre 1996 e 2024, apontou que o ómega-3 pode diminuir tanto a agressão reativa quanto a proativa. Embora sejam necessárias mais pesquisas, os resultados sugerem benefícios do óleo de peixe para o cérebro e o corpo. Os pesquisadores recomendam a suplementação de ómega-3 como medida para reduzir a agressão, complementar a tratamentos existentes e melhorar a saúde cardiovascular.

Embora não seja uma solução definitiva para a violência, a adição de ómega-3 à dieta pode contribuir positivamente. A pesquisa indica que a substância pode ajudar a regular a agressividade, graças aos seus efeitos anti-inflamatórios e neuroprotetores. Novos estudos são necessários para aprofundar o entendimento desses benefícios e seu potencial impacto na sociedade.