O Teatro Municipal de Bragança vai receber 38 espetáculos, integrados em 41 sessões, até dezembro. A programação, apresentada esta semana, destaca a diversidade de propostas, que incluem teatro, música e dança, segundo adiantou o diretor do espaço cultural, João Cristiano Cunha.
O calendário arranca já este fim de semana com o festival “Música na Paisagem”, que leva concertos a vários locais do Parque Natural de Montesinho. Pela primeira vez, o evento terá uma atuação no Santuário de Nossa Senhora da Hera, em Cova de Lua.
Outro ponto alto será o Bragança Classicfest, que celebra a sua quinta edição entre 27 de setembro e 11 de outubro, com oito espetáculos de música erudita — quatro gratuitos. O concerto de abertura terá lugar na Basílica do Santo Cristo de Outeiro, seguindo-se atuações na Igreja de São Francisco e no teatro municipal.
Em novembro, realiza-se o “Bô Jazz”, uma homenagem a Francisco Vidente de Sousa, figura marcante da cultura brigantina do século XX. O evento terá direção artística do neto do homenageado, que recriará, numa mesa de DJ antiga, a coleção de discos do avô.
A programação musical contará ainda com o regresso da banda local “Odores de Maria”, duas décadas após a sua última atuação, e com as digressões nacionais dos GNR, que celebram 45 anos de carreira, e de Pedro Abrunhosa & Comité Caviar.
Mantêm-se também os projetos de serviço educativo, com ensaios abertos de caráter pedagógico e masterclasses para alunos de música.
De janeiro a julho, o Teatro Municipal acolheu 64 espetáculos em 86 sessões, que reuniram 13.100 espectadores, com uma taxa de ocupação de 88,2%, números que o diretor considera de “excelência”.
O orçamento anual da Câmara Municipal de Bragança para a programação cultural ronda os 400 mil euros. “É uma verba ajustada à realidade do concelho e do distrito. Conseguimos, dentro destes valores, oferecer uma programação eclética e de qualidade, que tem tido boa adesão do público”, afirmou João Cristiano Cunha.
Após um mês encerrado para manutenção em agosto, o teatro reabre esta sexta-feira, com a bilheteira já disponível.
Redação com diariodetrasosmontes