Tragédia no Sudeste Asiático: Mais de 350 Mortos em Inundações Graves
As inundações provocadas pelas chuvas torrenciais na Indonésia, Tailândia e Malásia já causaram cerca de 350 mortos, de acordo com o balanço mais recente das autoridades locais. Nos três países, repetem-se as imagens de cidades inundadas, populações cercadas pela água e deslizamentos de terra.
O Impacto por País
-
Indonésia: A agência de catástrofes registou mais de 200 mortos. A província de Sumatra do Norte é a mais afetada, com 116 vítimas. Em Sumatra Ocidental, o número subiu de 23 para 61, com “90 pessoas ainda desaparecidas”. As equipas de resgate continuam a tentar chegar às zonas mais gravemente atingidas na ilha de Sumatra.
-
Tailândia: O balanço total no sul do país ascende a 145 mortos, com mais de 100 vítimas só na província de Songkhla. As águas subiram até três metros, naquele que é um dos piores desastres da década. Caminhões frigoríficos (camiões frigoríficos) foram mobilizados para armazenar os corpos.
-
O Primeiro-Ministro tailandês, Anutin Charnvirakul, visitou um abrigo e pediu desculpas pela situação, prometendo evitar a deterioração e que a limpeza do distrito de Hat Yai levaria duas semanas. O Governo anunciou compensações de até 62.000 dólares para as famílias que perderam elementos. A insatisfação pública aumenta, com dois responsáveis locais já suspensos por alegadas falhas.
-
-
Malásia: Duas pessoas morreram devido às cheias no estado de Perlis (norte).
O número de vítimas mortais na Indonésia e na Tailândia está entre os piores registados nos últimos anos devido às inundações. A estação das monções, que se estende normalmente de junho a setembro, é frequentemente marcada por fortes precipitações na região, o que aumenta o risco de deslizamentos de terra e cheias repentinas.
Situação no Sri Lanka
Além do Sudeste Asiático, o Sri Lanka também sofreu com chuvas torrenciais esta semana, trazidas pelo ciclone Ditwah. O Centro de Gestão de Catástrofes (DMC) da ilha contabilizou pelo menos 123 mortos e cerca de 44.000 deslocados em inundações e deslizamentos. O Governo solicitou ajuda internacional e apelou à doação de fundos para apoiar as cerca de 500.000 pessoas afetadas.
Contexto Climático
Os cientistas alertam que o aquecimento global causado pela atividade humana torna os fenómenos meteorológicos extremos mais frequentes, mortíferos e destrutivos. Os especialistas indicam que, por cada grau adicional de aquecimento, a atmosfera pode conter mais $7\%$ de humidade, resultando em precipitações mais intensas.
Redação com agências






