Search
Close this search box.

Trump impõe tarifas de 15% à União Europeia após acordo comercial com Bruxelas

Os Estados Unidos e a União Europeia chegaram este domingo a um acordo comercial que prevê a aplicação de tarifas aduaneiras de 15% sobre as exportações europeias para o mercado norte-americano. O entendimento foi alcançado após uma reunião entre o Presidente norte-americano, Donald Trump, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no resort de Turnberry, na Escócia.

“Foi uma negociação muito interessante. Penso que será ótimo para ambas as partes”, declarou Trump no final do encontro, acrescentando que o acordo visa estabelecer tarifas uniformes de 15%, afastando assim a ameaça de uma sobretaxa de 30% que os EUA previam aplicar já a partir de 1 de agosto.

A presidente da Comissão Europeia também se congratulou com o entendimento, sublinhando que o acordo “trará estabilidade e previsibilidade às relações comerciais transatlânticas”.

Como parte do compromisso, a União Europeia irá adquirir 750 mil milhões de dólares (cerca de 638,6 mil milhões de euros) em energia norte-americana e investir mais 600 mil milhões de dólares (aproximadamente 510,9 mil milhões de euros) nos Estados Unidos, informou Donald Trump.

O acordo com Bruxelas surge dias após Washington ter fechado um entendimento semelhante com o Japão, também com tarifas de 15% sobre produtos importados. Questionado sobre a possibilidade de a UE obter condições mais favoráveis, Trump foi perentório: “Não”.

As negociações iniciaram-se na manhã de domingo, num esforço de última hora para evitar a escalada tarifária prevista para o início de agosto.