Search
Close this search box.

Vencedor da Bola de Ouro defende o sistema de Amorim

Michael Owen, antigo jogador do Manchester United, acredita que o problema não é o 3x4x3

Ruben Amorim tem sido criticado por utilizar sempre o mesmo sistema, o que para muitos não se adequa às características do plantel do Manchester United.

Contudo, Michael Owen criticou quem pensa assim, quando os problemas do clube são mais profundos do que o sistema.

«Eles mudaram o treinador inúmeras vezes desde que o Fergie [Sir Alex Ferguson] saiu e depois culparam os jogadores. Gastaram milhares de milhões em jogadores e trouxeram alguns dos melhores do mundo, apenas para o clube ser visto como uma espécie de cemitério para jogadores na última década», começou por dizer Owen ao casino.co.uk.

Direção, instalações, staff… e agora a defesa a três

«A seguir, foram as pessoas que compravam os jogadores, então todos queriam livrar-se deles. Depois foi a direção, que foi reestruturada quando Jim Ratcliffe se envolveu. Depois é a culpa das instalações, então quiseram renovar o centro de treinos e apresentar planos para um novo estádio», continuou.

«Depois é o staff, então metade da equipa técnica, fisioterapeutas, médicos, a senhora da cantina, tudo, foi limpo e um novo começo. A última é que é porque estão a jogar com uma defesa a três», acrescentou o antigo avançado dos red devils, que fez questão de lembrar que o antecessor, Ten Hag, não jogava com 3 defesas e foi despedido.

«Ten Hag jogava com 4 defesas e era horrível»

«Se não me engano, vi Erik ten Hag há cerca de um ano a jogar com uma defesa a quatro, e foi do futebol mais horrível que alguma vez vi de uma equipa do Manchester United», argumentou o vencedor da Bola de Ouro de 2001 antes de explicar que não acredita que esse seja o problema.

«Algumas grandes equipas ao longo dos anos jogaram com uma defesa a três. Não estou a dizer que essa seja a minha formação favorita, e não estou a dizer que Amorim está certo em ser inflexível nas suas convicções sobre essa formação. Mas certamente não penso que todos os problemas do United agora se devam ao facto de jogarem com uma defesa a três», defendeu o antigo avançado do Liverpool.

«É embaraçoso dizer que a principal razão para a queda é porque jogam com uma defesa a três. Quer dizer, não é mesmo. Eles poderiam voltar a uma defesa a quatro e jogar tão mal como jogaram sob Ten Hag, e os gritos seriam igualmente altos», concluiu.

Em 50 jogos no Manchester United, o antigo treinador do Sporting soma 19 vitórias, 12 empates e 19 derrotas.

A BOLA.PT