O Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande promove no próximo sábado a 42.ª edição do seu Festival Internacional de Folclore, um dos mais antigos e emblemáticos eventos culturais da freguesia.
Em 2025, o grupo organizador reafirma a responsabilidade de oferecer um espectáculo cultural de qualidade, como tem sido habitual ao longo das edições anteriores, com a preocupação de trazer ao palco novas expressões culturais e promover uma partilha enriquecedora com todos os visitantes.
Na noite de sábado, sobem ao palco o Grupo Pauliteiros de Miranda, de Fonte de Aldeia (Miranda do Douro), o Rancho Folclórico e Cultural Nossa Senhora do Monte, de Pedroso (Vila Nova de Gaia), e o Rancho Etnográfico de Ribeirão (Vila Nova de Famalicão). O grupo anfitrião marcará também presença no alinhamento.
A vertente internacional do festival contará com a participação do Ensemble Nikola Jonkov Vapcarov, da Macedónia do Norte, e da École Viard Nouvelle, da Guadalupe.
O programa inclui ainda a habitual cerimónia de abertura, com a execução dos hinos nacionais dos países participantes e a abordagem a um tema atual de relevância social.
O recinto, com capacidade para 1.500 lugares sentados, espera acolher uma noite especial de convívio e diversidade cultural, num ambiente acolhedor no Centro Social, Cultural, Desportivo e Recreativo de Vila Nova de Sande. Com previsão meteorológica favorável, «estão reunidas as condições para receber a sua visita», sublinha a organização.